Integração - Serviço e EficiênciaA internet como bem conhecemos é caracaterizada por um grande “repositório”de informações e disponibilizadas para o público em geral. Para se beneficiar disso, as empresas e organizações são responsáveis por como o próprio Prof. diz”filhos da internet”, e concordo.

O termo intranet caracteriza um sistema de baseado em internet com todos os protocolos para dinamização, distribuição e integração dos processos, pessoas, departamentos dentro de uma empresa. Pode ser considerada uma ferramenta? Sim. Pode ser considerada um Knowledge Base? Sim. Os recursos são distribuidos pelas áreas, facilitando e melhorando todo e qualquer setor. Controles de budgets, projetos, rh, tudo pode estar dentro de uma intranet, mas como demonstrado anteriormente, somente para o pessoal interno.

Já que uma interface para gerencimento e conhecimento é tão importante? Por que não integrar as fornecedores, clientes, investidores a uma intranet? Apresentamos ao segundo filho do nosso pai internet, a Extranet. Integração de processos e pessoas são sempre bem vindos. Imaginem só, se aquele potencial investidor verificar na fonte o que acontece dentro da sua empresa? e se o próprio cliente demandar jobs para dentro da empresa? (é bom sonhar um pouquinho) Isso é possível, a integração de alguns serviços da intranet podem muito bem ser apresentados na extranet. Ela é aplicado a todos os membros da empresa. Clientes, fornecedores e até os próprios membros da empresa por que não? Quando fora da rede da empresa, um membro acessa os recursos necessários via extranet.

É preciso tempo, investimento, mas que realmente vale o esforço. A palavra integração me vem a cabeça muitas vezes por que é o fator principal de muitas questões relacionadas as empresas hoje em dia. Tudo isso melhora outro fator importante, a eficiência e qualidade. Serviços e produtos são importantes, mas nada melhor do que tudo que se precisa a mão de forma rápida e eficiente.